Mário Ferreira
Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa
O SubChefe Principal Mário Ferreira, integra os quadros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa desde 1997, tendo ingressado nos quadros permanentes de formadores da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa em 2007. Sendo o atual Coordenador do Núcleo de Incêndios e Prevenção.
Para além dos cursos normais que os sapadores bombeiros frequentam como parte da sua formação base, em 2009 integra o primeiro grupo de formadores certificados em Portugal pelo grupo “TANTAD” na formação, investigação e desenvolvimento do comportamento extremo do fogo, com o curso de “Controlo de Flashover”.
Especializou-se na área das substâncias perigosas como formador tendo completado em 2010 o 3º Curso de Defesa NBQ da escola prática de Engenharia do Exército Português.
Em 2022 inicia formação no projeto “Proculther”, inserido no mecanismo europeu de proteção civil, no âmbito da proteção do Património Cultural e Histórico.
No âmbito da formação e ensino foi instrutor de vários cursos de especialização para bombeiros, civis, militares e forças policiais, em território nacional e no estrangeiro e participa regularmente na formação inicial para sapadores bombeiros.
É autor de vários manuais técnicos inseridos na biblioteca do RSBL, tais como: Manual de Manobras com Material Hidráulico; Manual do Curso Controlo de Flashover; Espumas para Combate a Incêndios; Manual Combate a Incêndios em Veículos e Manual.
Manual de Operações de Combate a Incêndios Estruturais
Ao longo da sua carreira desempenhou as funções de responsável da Unidade Cinotécnica de Resgate do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa entre 2010 e 2018, em acumulação com a função de formador da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.